Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Tomografia Computadorizada (CT) e Ressonância Magnética (MR) são o mesmo exame?

Nos últimos anos, os exames de imagem evoluíram, garantindo diagnósticos cada vez mais precisos. Dentre eles, estão a tomografia computadorizada (também chamada de TC) e a ressonância magnética.

Por serem realizados em aparelhos parecidos, visualmente, ainda existem dúvidas se podem ser utilizados para a mesma finalidade, mas ao entendermos o funcionamento dos exames e suas indicações dá para perceber que são procedimentos distintos.

Se você também tem essa dúvida, continue lendo o artigo e entenda qual a diferença entre estes dois exames tão importantes.

Para entender quais as diferenças entre a tomografia e a ressonância magnética, é preciso comparar os dois exames. Confira algumas destas características:

  • A CT utiliza raios-X para produzir imagens de parte do corpo, enquanto a RM usa um forte campo magnético e pulsos de radiofrequência para produzir imagens detalhadas de órgãos e outras estruturas internas do corpo. Portanto, a CT usa radiação (raios X) e a RM não;
  • A RM fornece informações mais detalhadas sobre os órgãos internos (tecidos moles), como o cérebro, o sistema esquelético, o sistema reprodutivo e outros sistemas orgânicos, do que as fornecidas pela CT;
  • As tomografias são rápidas, indolores e não invasivas;
  • A ressonância também não é invasiva, mas é barulhenta, leva mais tempo e pode causar claustrofobia (medo por estar no espaço fechado);
  • A ressonância magnética geralmente pode ser um exame de maior custo do que a tomografia computadorizada;
  • O gantry (tubo onde faz o exame) da ressonância magnética pode causar problemas de segurança devido ao poder do forte campo magnético.

A interpretação do exame de RM é mais complexa do que a CT, por envolver maior número de sequências.

Você já conhecia as diferenças entre os exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética? Continue nos acompanhando pelos nossos meios de comunicação.