Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

A tomografia computadorizada é um exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças porque permite avaliar secções (partes) do corpo, fornecendo imagens mais nítidas e promovendo a distinção de tecidos diferentes.

Também conhecido como TC, a tomografia é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo, processadas por um computador, podendo ser dos ossos, de órgãos ou de tecidos. Este exame não causa dor e qualquer pessoa pode realizá-lo, no entanto, as grávidas devem, de preferência, fazer outros exames em alternativa à tomografia computadorizada, como ultrassom ou ressonância magnética, pois a exposição à radiação é maior na tomografia.

A tomografia pode ser realizada com ou sem o uso de contraste, que é um tipo de líquido que pode ser engolido, injetado na veia ou inserido no reto durante o exame para facilitar a visualização de certas partes do corpo.

Para que serve

A tomografia computadorizada é um exame que serve para auxiliar o diagnóstico de doenças ósseas e musculares. Ajuda também a identificar a localização de infecção, tumores ou coágulos, além de detectar e monitorar doenças e lesões.

Os principais tipos de tomografias são:

Tomografia de crânio: Indicada para investigação de traumas, infecções, ocorrência de hemorragia, hidrocefalia ou presença de aneurismas;

Tomografia de abdômen e de pelve: Solicitada para avaliar a evolução de tumores e abscessos, além de verificar a ocorrência de apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.

Tomografia de membros superiores e inferiores: Utilizada para lesões musculares, fraturas, tumores e infecções;

Tomografia de tórax: Indicada para investigação de infecções, doenças vasculares, rastreamento de tumores e avaliação da evolução de tumores.

Normalmente as tomografias de crânio, tórax e abdômen são feitas com contraste para que haja visualização melhor das estruturas e seja possível distinguir facilmente os diferentes tipos de tecidos.

Como se preparar para o exame

Antes da realização da tomografia é importante ficar em jejum de acordo com a orientação do médico, podendo ser de 4 a 6 horas, para que o contraste seja melhor absorvido. Além disso é importante suspender o uso do medicamento metformina, se houver utilização, 24 horas antes e 48 horas depois do exame, pois pode haver reação com o contraste.  

Durante o exame a pessoa fica deitada numa mesa e entra numa espécie de túnel, o tomógrafo, por 15 minutos. Esse exame não dói e não causa aflição, já que o equipamento é aberto.

Agendar exame