Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

6 sinais de alerta para a necessidade de avaliação da tireoide

No artigo anterior sobre tireoide falei que os nódulos existem em cerca de 50% das pessoas (chegando até a 75%), com até 15% sendo malignos e os outros 85% são benignos. Eles podem aparecer sem explicação ou ter relação com fatores de risco, como idade, sexo, história familiar e exposição à radiação. 

Algumas pessoas já sabem que possuem nódulo(s) na tireoide e a maior parte das pessoas sequer desconfia. Abaixo falarei sobre 6 sinais de alerta para a necessidade de avaliação:

1- Aumento de tamanho na região do pescoço;

2- Perda de peso sem explicação;

3- Alteração da voz: Rouquidão;

4- Dificuldade de engolir;

5- Aumento de ínguas no pescoço;

6- Dor ou desconforto no pescoço;

Diante de um dos sinais acima, é fundamental uma consulta médica e a avaliação por ultrassom, para pesquisar nódulos e avaliar o risco de ser câncer dependendo das suas características. Para o diagnóstico definitivo, é necessário fazer a punção para confirmar se é câncer ou não.

Lembrando que os nódulos podem acontecer em qualquer idade e precisam de diagnóstico precoce para evitar complicações, como as relacionadas à cirurgia ou por disseminação para outros lugares do corpo.

Na maior parte das vezes, os problemas existem e as pessoas não suspeitam. Por isso, é importante fazer o checkup anual com exames de sangue e de ultrassom da tireoide.

Quando foi a última vez que você fez? 

Aproveite e marque já sua avaliação.