Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

A punção por agulha fina (PAAF) serve para quê?

A punção é um exame que serve para dar o diagnóstico de um nódulo, massa ou alteração suspeita de ser câncer, em qualquer órgão ou parte do corpo, para coletar:


- células, por exemplo de nódulo em órgãos como a tireoide e linfonodo;

- líquido, como de cisto na mama ou na tireoide.

Os locais mais realizados são em nódulos de tireóide e em cistos de mama, visto que são achados muito frequentes na população geral.


Para realização do procedimento é necessário realizar agendamento prévio, onde será feita a análise do pedido médico, que deve descrever os dados necessários para realizar o procedimento, e para avaliar o uso de medicamentos, bem como é necessário enviar um exame de ultrassom recente do local do procedimento.


A punção por agulha fina, que é também chamada pela abreviação PAAF (punção aspirativa por agulha fina), é realizada com anestesia local feita com uma agulha muito fininha, parecida com a que coleta sangue para exame, de maneira segura e eficiente, para em seguida através de outra agulha fininha ser feita a coleta do material com a ajuda habitualmente do ultrassom para localizar com exatidão o local que deve ser feito o procedimento. Nas orientações durante o agendamento será informado que não é necessário jejum.

É um procedimento que não apresenta contra-indicações absolutas, sendo importante informar o uso de medicamentos anticoagulantes, que afinam o sangue e por isso aumentam o risco de sangramento no procedimento, como marevan® (varfarina), heparina, xarelto®, ácido acetilsalicílico (aspirina®, AAS®, melhoral®).


Em caso de uso, será importante uma consulta com seu médico para que seja avaliada a necessidade de suspensão do medicamento conforme risco-benefício por um período suficiente para que não haja risco de realização da punção. Como é feita com anestesia local e apenas um pequeno furinho na pele, o paciente apresenta rápida recuperação, sem necessidade de internação em hospital. Veja um quadro comparativo clicando aqui.

O que falei acima é um resumo geral sobre PAAF sendo fundamental a análise individual de cada caso, bem como as particularidades que existem em cada tipo de paciente e de órgão a ser realizado.


Ficou com alguma dúvida? Escreve aqui. 👇🏽👇🏽