Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Que exames auxiliam o diagnóstico do câncer de mama?

O grande segredo para uma maior chance de cura no câncer de mama é diagnostica-lo precocemente. Em estágio inicial, que não se disseminou, é mais fácil de ser tratado com sucesso. Rastrear através de exames é a maneira mais confiável de diagnosticar o câncer de mama precocemente. O tamanho de um câncer de mama e se está disseminado são alguns dos fatores mais importantes no prognóstico da doença. Para isso, temos alguns exames que auxiliam no diagnóstico:

Mamografia
A mamografia é uma espécie de radiografia. É o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama. Deve ser realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, pois contribui para a redução da mortalidade em razão da doença. A mamografia pode encontrar o câncer em fases iniciais, estudos já demonstraram que mulheres que fazem mamografias regulares têm uma maior probabilidade de diagnosticarem o câncer de mama precocemente, e são menos propensas a precisarem de um tratamento agressivo, como a cirurgia para retirada da mama (mastectomia), além de terem mais chances de serem curadas da doença.

Ultrassom
É um exame de imagem que auxilia no diagnóstico de algumas alterações mamárias. A ultrassonografia é um exame realizado por meio de um transdutor (dispositivo portátil acoplado à máquina) que é encostado ao corpo do paciente. Possui importância para caraterização das lesões de mama entre benignas e malignas, assim como diferenciar cistos de nódulos sólidos.

Ressonância
A ressonância magnética possui sensibilidade alta e indicações variadas. Seu uso no carcinoma de mama está bem documentado no screening de mulheres de alto risco, para detecção de carcinoma oculto da mama, doença multifocal e contralateral. O uso da ressonância está sendo cada vez mais incorporado à rotina do mastologista.

Exame Clínico e Autoexame da Mama
Infelizmente, não há evidências ou estudo que fazer o autoexame ou ser examinado por um profissional de saúde ajudem a diagnosticar o câncer de mama precocemente. Muito embora, toda mulher deveria reconhecer as características de suas mamas e no caso do aparecimento de quaisquer alterações comunicar imediatamente ao seu médico para que a causa seja identificada e, se necessário, iniciado o tratamento.

E você mulher, está em dia com os seus exames?

ELFSIGHT