Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Saiba mais sobre câncer de próstata!

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum em homens, perdendo só para o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para 2020 é de 65.840 novos casos.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza abaixo da bexiga e na frente do reto, em forma de maçã. Ela envolve a uretra, por onde passa a urina, e produz uma parte do sêmen (esperma) do homem.

É um câncer mais comum em idosos, principalmente a partir dos 60 anos, que vem sendo mais diagnosticado por conta da realização de exames, informação e aumento na expectativa de vida

Os principais fatores de risco são:

  • Idade, com incidência e mortalidade aumentando a partir de 50 anos;
  • Cor da pele, sendo mais agressivo em negros;
  • História familiar, com pai ou irmãos com câncer de próstata antes de 60 anos, refletindo tanto a genética quanto hábitos de vida;
  • Sobrepeso / obesidade, que possuem relação com casos avançados;
  • Tabagismo;
  • Alcoolismo;
  • Histórico de doenças sexualmente transmissíveis.

Na maioria dos casos, o tumor cresce de forma muito lenta e pode não dar sinais ou sintomas, com alguns casos tendo dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, porém alguns crescem rapidamente e se espalham para outros órgãos, principalmente os ossos provocando fraturas e dor, causar desnutrição e insuficiência renal, podendo levar até à morte. 

O diagnóstico precoce possui o objetivo de encontrar o câncer o mais cedo possível para aumentar as chances de cura, sendo feito através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, bem como através da biópsia por ultrassom.


Essa foi a primeira postagem sobre câncer de próstata.

Escreva sua dúvida e deixe sugestões abaixo!

Compartilhe com quem precisa dessas informações!