Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Você realmente sabe tudo o que precisa saber sobre coronavírus e COVID-19?

O coronavírus pode causar doenças respiratórias, desde um resfriado comum até doenças graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

O novo coronavírus causa a doença chamada COVID-19 e teve o início com o surto em Wuhan, na China, em dezembro de 2019.

Os sintomas mais comuns de COVID-19 são febre, tosse seca e cansaço, podendo causar muitos outros sintomas, como dores, congestão nasal, diarreia e perda de paladar e de olfato.

A maior parte dos pacientes deve fazer o tratamento em casa. Os pacientes que apresentam dificuldade em respirar, idosos e quem tem outras doenças, como problemas cardíacos e respiratórios, diabetes e câncer, têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença e de precisar de internação hospitalar.

É importante destacar que a maior parte das pessoas contaminadas não apresenta sintomas ou os sintomas são muito leves, de forma parecida à gripe / resfriado.

A principal forma de transmissão da doença é através de gotículas do nariz ou da boca, por tosse e espirro. Por isso, é importante manter distância das pessoas, bem como lavar as mãos várias vezes por dia com água e sabão ou limpar com álcool gel a 70%.

As pessoas que apresentarem sintomas como os descritos acima devem ficar isoladas e evitar contato com outras pessoas por 14 dias do início dos sintomas.

Caso tenha sintomas de falta de ar, procure atendimento médico.

A confirmação do diagnóstico é feita através de exame solicitado pelo médico, que leva em conta a história e o tempo da doença, devendo ser interpretado de maneira adequada, pois o resultado negativo pode não garantir ausência de doença. No próximo artigo falaremos sobre quais exames podem ser feitos para avaliação do paciente, como exames de sangue, swab nasal e a importância da tomografia computadorizada.

Em relação ao tratamento para o vírus, ainda não há tratamento específico. Existem vários estudos e pesquisas em andamento. Sobre o tratamento para a doença, é feito para o alívio dos sintomas, com uso de líquidos e remédios para dor e febre e, em casos graves, oxigênio. Como nunca tivemos contato com o vírus antes, não temos imunidade contra ele e ainda não há vacina disponível eficaz contra a COVID-19.

De acordo com a OMS,estima-se um tempo de 18 meses para que esteja disponível para uso.

 

Ficou com alguma dúvida? Escreve aqui embaixo.

Compartilhe com amigos e familiares.