Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Você sabe o que é endometriose?

VOCÊ PODE TER ENDOMETRIOSE, SABIA?

Essa doença de nome estranho é culpada por causar sofrimento e angústia em muitas mulheres. Pelo menos 10% da população feminina possui essa doença e muitas nem sabem, porque geralmente demora-se muito até diagnostica-la(em média 7 anos ).

Embora o nome seja estranho, essa doença tem uma explicação bem simples:

Imagine que o útero é um coco, a camada branca no interior do coco seria o endométrio(a camada que sangra todo mês durante a menstruação). A endometriose nada mais é do que a migração, por algum motivo que ainda não se sabe, dessa camada para outros órgãos da barriga(intestino, reto, ovários, etc) e até mesmo para os pulmões.

O problema disso é que esse tecido inflama todo mês durante a menstruação INDEPENDENTE do local onde esteja e isso costuma gerar muuuita DOR!

A dor é o sintoma mais clássico da doença, os pacientes sentem muita cólica (no início durante a menstruação, mas com o tempo pode ser constante), sendo que esse sintoma pode ocorrer durante a relação sexual(às vezes depende da posição), ao urinar ou ao defecar. A doença também pode causar infertilidade, fadiga e diarreia.

Por isso, a endometriose tem um potencial grande de atrapalhar a qualidade de vida de quem tem.

A ultrassonografia transvaginal  não costuma diagnosticar essa doença, sendo necessário a ultrassonografia específica para mapeamento da endometriose.
Exame mais detalhado, feito com preparo intestinal no qual serão avaliados outros órgãos além do útero e ovários e que depois falaremos mais sobre ele.

Não deixe a endometriose atrapalhar a sua qualidade de vida!