Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

A radiação da tomografia é prejudicial?

Algumas pessoas podem estar preocupadas com a quantidade de radiação que recebem durante a tomografia (TC), já que as imagens envolvem o uso de raio X, uma forma de radiação ionizante . A exposição à radiação ionizante é conhecida por aumentar o risco de câncer. Os procedimentos de raio-X padrão, como raios-X de tórax e mamografia , usam níveis relativamente baixos de radiação ionizante. A exposição à radiação da TC é maior do que a dos procedimentos padrão de raios-X, mas o aumento do risco de câncer em uma TC ainda é pequeno.

Não fazer o procedimento pode ser muito mais arriscado do que fazê-lo, especialmente se a TC estiver sendo usada para diagnosticar câncer ou outra condição grave em alguém com sinais ou sintomas da doença. Também é importante observar que todos os dias estamos expostos a algum nível de radiação ionizante que ocorre naturalmente. 


O uso difundido de TC e outros procedimentos que usam radiação ionizante para criar imagens do corpo levantou preocupações de que mesmo pequenos aumentos no risco de câncer poderiam levar a um grande número de cânceres futuros. Pessoas que passaram por procedimentos de tomografia computadorizada quando crianças podem correr maior risco porque as crianças são mais sensíveis à radiação e têm uma expectativa de vida mais longa do que os adultos. As mulheres correm um risco um pouco maior do que os homens de desenvolver câncer após receberem as mesmas exposições à radiação nas mesmas idades.


As pessoas que estão em dúvida da TC devem conversar com seus médicos sobre se o procedimento é necessário para elas e sobre seus riscos e benefícios. Algumas organizações recomendam que as pessoas mantenham um registro dos exames de imagem que receberam, caso seus médicos não tenham acesso a todos os seus registros de saúde.

Bibliografia:

American College of Radiology and Radiological Society of North America (April 2012). Patient Safety: Radiation Dose in X-Ray and CT ExamsExit Disclaimer. Retrieved July 19, 2013.

Berrington de González A, Mahesh M, Kim K-P, et al. Projected cancer risks from computed tomographic scans performed in the United States in 2007. Archives of Internal Medicine 2009; 169(22):2071–2077.  [PubMed Abstract]

Smith-Bindman R, Lipson J, Marcus R, et al. Radiation dose associated with common computed tomography examinations and the associated lifetime attributable risk of cancer. Archives of Internal Medicine 2009; 169(22):2078–2086.  [PubMed Abstract]

Committee to Assess Health Risks from Exposure to Low Levels of Ionizing Radiation, National Research Council. Health Risks from Exposure to Low Levels of Ionizing Radiation: BEIR VII—Phase 2. Washington, DC: The National Academies Press, 2006.