Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Como fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata?

No artigo anterior falei sobre a importância do tema, a estimativa de novos casos e os fatores de risco que podem levar ao câncer de próstata.

Antes de falar sobre como fazer o diagnóstico, é importante relembrar que os casos são mais comuns em homens a partir dos 50 anos, por isso é recomendado fazer a consulta de rotina com o urologista a partir dessa idade ou em casos que houver sintomas.


Os exames habitualmente solicitados e realizados para a pesquisa inicial do câncer de próstata são:

PSA - exame de sangue que detecta uma proteína que a próstata produz. Seus níveis aumentam em doenças tanto benignas quanto malignas, porém existem doenças que não alteram seus níveis. Por isso é importante realizar, além desse, outros exames.

Toque retal - realizado pelo médico para avaliar a próstata, seu tamanho, forma e pesquisar nódulos.

Além dos dois acima, que são realizados na consulta médica, existem os exames de imagem, que podem ser solicitados para uma melhor avaliação da próstata. São eles:

Ultrassom e Ressonância - exames de imagem em que o médico Radiologista busca avaliar forma, peso e características da próstata, procurando por nódulos ou áreas suspeitas para câncer.

Caso algum dos exames acima apresente alguma alteração, poderá ser solicitada uma biópsia da próstata, que será tema do nosso próximo artigo.

Importante lembrar que cada caso deve ser analisado de maneira adequada e personalizada para que os resultados sejam os melhores.

Escreva sua dúvida e deixe sugestões abaixo!

Compartilhe com quem precisa dessas informações!