Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

O que dá para ver e como é o preparo para o ultrassom abdominal?

O ultrassom do abdome total (abdominal completo) serve para avaliar várias estruturas, resumidamente:

  • órgãos sólidos, como fígado, pâncreas, baço e rins;
  • órgãos que acumulam líquido, como a vesícula biliar e bexiga;
  • vasos sanguíneos, como aorta e veias cava, hepáticas e porta;
  • linfonodos (ínguas);
  • apêndice cecal;
  • líquido livre e coleções.

* Os órgãos relacionados à reprodução, como próstata em homens e útero e ovários em mulheres são vistos em exames específicos, como próstata e pélvico / transvaginal, respectivamente.

É um exame bastante útil para exames:

  • de rotina, na pesquisa de situações como gordura no fígado (esteatose hepática), pedra nos rins (nefrolitíase) e pedra na vesícula (colelitíase);
  • de emergência, na pesquisa de inflamações como do apêndice, da vesícula biliar e do pâncreas, chamados de apendicite, colecistite e pancreatite aguda, respectivamente.


Nos casos em que o exame é de rotina, é fundamental o preparo de maneira adequada, consistindo em:

  • Jejum de 6 horas, para permitir que a vesícula biliar esteja cheia e o intestino com poucos gases, permitindo melhor visualização dos órgãos. 
  • Bexiga cheia, sendo solicitado para tomar água o suficiente para que sinta vontade de urinar.

Nos casos em que o exame é de emergência, não há necessidade de realizar o preparo adequado, visto que o mais importante é procurar a causa para os sinais e sintomas do paciente para que o tratamento seja feito da maneira mais rápida e correta possível.


Lembrando que, em todos os casos, é fundamental:

  • conversar com o médico para falar se toma algum remédio, se já fez algum tratamento ou cirurgia, particularmente se estiver relacionado a algum sintoma ou queixa na região do exame;
  • se houver exames anteriores da região, seja ultrassom, tomografia ou ressonância, é importante levá-los (pelo menos ou laudo, mas preferencialmente também as imagens) para mostrar ao médico que fará o exame.


Sabendo o que o exame avalia, as situações de realização, a importância de levar exames anteriores, de relatar tratamentos prévios e uso de medicamentos, bem como realizar o preparo de maneira adequada em casos de rotina, o paciente realizará o exame consciente de todos os benefícios  que o mesmo trará.


O que falei acima é um resumo geral sobre ultrassom do abdome, sendo fundamental a análise individual de cada caso, bem como as particularidades que existem em cada tipo de paciente e de pedido médico.


Importante lembrar que em alguns casos, outros exames podem ser necessários, como tomografia e ressonância, assim como endoscopia e colonoscopia. Sobre os demais métodos podemos fazer novos artigos para discutir as indicações e falar sobre vantagens e desvantagens de cada um.


Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui.

Compartilhe com amigos e familiares.