Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

O que não te contaram sobre gordura no fígado

A esteatose hepática (termo técnico para gordura no fígado) acontece devido ao aumento e acúmulo de gordura dentro das células do fígado (hepatócitos). Está presente em cerca de uma em cada quatro pessoas, muitas vezes estando relacionada a problemas de colesterol, diabetes, pressão alta e obesidade, bem como ao uso de álcool, porém também acontece em pessoas magras e sem doenças.

Muitas vezes não causa sintomas por um longo tempo (muitos e muitos anos), fazendo com que esse acúmulo de gordura atrapalhe o trabalho das células do fìgado. A longo prazo, isso apresenta uma história natural, que consiste em inflamação (hepatite), cicatrização e maior redução da função do fígado (cirrose). A própria cirrose também apresenta a sua história natural, que consiste em evoluir para câncer (CHC) e necessidade de transplante de fígado.

É realmente uma doença silenciosa e traiçoeira, sendo necessário ter atitude e cuidar da saúde de maneira preventiva para que ela não aconteça ou que na melhor das hipóteses ela seja diagnosticada o mais precoce possível.

Como é feito o diagnóstico e tratamento da gordura no fígado?

O diagnóstico é feito através de exames de imagem, como ultrassom, tomografia ou ressonância, onde é possível estimar o grau de acometimento em leve, moderada ou acentuada quantidade de gordura.


A quantificação real do seu grau é feito através da biópsia percutânea guiada por ultrassom, que pode ser feita de maneira percutânea através de anestesia local e um pequeno furo na pele, com a retirada de um pequeno fragmento para análise em microscópio, sendo desnecessária na maior parte das vezes. Saiba as vantagens clicando aqui.

O tratamento é baseado:

- em mudanças no estilo de vida, como prática de atividades físicas, alimentação saudável, perda de peso.

- no que está causando, por exemplo, se está relacionada a diabetes, pressão alta ou colesterol.


Para acompanhamento, os exames de imagem são úteis para documentar a redução dos níveis de gordura até o normal.

Quando foi a última vez que você fez algum exame do abdome?

Escreve aqui sua dúvida.