Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Tomografia Computadorizada do Tórax: para que serve?

Se chegou até aqui, deve ter se perguntado: para que serve uma Tomografia Computadorizada de Tórax.

Sabemos que praticamente todos os órgãos do corpo humano são suscetíveis a variações anatômicas, ou seja, alterações de morfologia que foge do padrão populacional mais comum. No tórax estas variações podem ou não estar associadas ou determinar algum processo patológico/ sintomatológico. 

O estudo do tórax através da tomografia computadorizada é hoje o exame de imagem com maior detalhamento anatômico e maior capacidade de identificação de alterações.

Além do estudo anatômico, a tomografia de tórax é capaz de demonstrar uma incontável gama de doenças pulmonares adquiridas, dentre elas doenças relacionadas aos hábitos de vida como o uso do cigarro (por exemplo o enfisema pulmonar); doenças neoplásicas (tumor de pulmão); doenças infecciosas como as pneumonias e a tuberculose pulmonar; bem como doenças inflamatórias intersticiais e atualmente, sendo indicada para o diagnóstico complementar da Covid-19, como falamos no artigo Tomografia Computadorizada: aliada contra a covid.

Tão importante quanto a avaliação do parênquima pulmonar, o estudo tomográfico nos permite observar todas as estruturas vasculares torácicas em busca de aneurismas, tromboses e dissecções. Podemos examinar todo o mediastino, o arcabouço ósseo torácico, o diafragma e os espaços pleurais, permitindo o diagnóstico de linfomas, fraturas, tumores ósseos, hérnias diafragmáticas, pneumotórax, derrames pleurais e uma incontável gama de doenças torácicas.

Apesar de todas essas possibilidades diagnósticas, este equipamento/ exame depende de profissionais para avaliar e interpretar as imagens adquiridas. Os médicos radiologistas são os especialistas em imagem médica e são eles os profissionais habilitados para a adequada avaliação e interpretação dos achados. 

Além disso, prezamos pelo comprometimento dos nossos radiologistas com os nossos pacientes, buscando os motivos que o levaram a realizar tal exame, além do diálogo constante com os médicos solicitantes. Assim promovemos a tão importante interação clínico-radiológica.


Onde realizar tomografia computadorizada de tórax em Sobral

A Chromos conta com um Centro de Imagem na Santa Casa de Misericórdia de Sobral - referência em tecnologia e diagnóstico - com Tomografia Computadorizada disponível para atendimento, além de um aparelho exclusivo para auxiliar em casos de suspeita de covid-19.

Confira as vantagens:

❤Atendimento 24 horas
❤2 aparelhos de tomografia disponíveis
❤Laudos Rápidos e Precisos
❤Avaliação por 2 médicos radiologistas
❤Aceitamos convênios e particulares
❤Equipe preparada para interpretação de exames complexos
❤Resultados Online via portal
❤Confiança no serviço, reconhecida pelos médicos solicitantes.

Centro de Imagem - Santa Casa de Sobral

(88) 9 9674-5555

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem aqui nos comentários ou entre em contato através dos nossos canais.